Um relatório do GroupM, holding de mídia da WPP e maior compradora de mídia do mundo, alerta que os anunciantes precisam rever suas estratégias e táticas de mídia, principalmente aquelas marcas que basearam sua força na televisão e têm nas camadas mais jovens uma parcela relevante dos seus consumidores.
O texto, preparado por Brian Wieser, líder da área de business intelligence da agência, e Rob Norman, ex-CEO da operação americana e agora consultor da empresa, tem 36 páginas e é baseado nos dados levantados junto às 10 principais organizações de mídia empregadas pelos clientes do GroupM nos 15 maiores mercados do mundo.
São dezenas de observações sobre benefícios, dificuldades e problemas dessas mídias todas, que demonstram o extremo cuidado que as marcas precisam ter, agora e no futuro, com seus investimentos na área.
Como era de se esperar o Google é o principal destinatário das verbas dos clientes do GroupM e o Facebook é o quarto (juntos, ficam com 19% dos recursos). Entre eles, estão a Walt Disney e a Comcast (ambas TV). Surpreendentemente, o quinto é a Bertelsmann (TV, principalmente, e mídia impressa), sendo seguida pela ITV, CBS, Viacom, Publitalia ’80 (todas TV) e a SevenOne Media (TV e digital).
Com a esperada fusão CBS/Viacom, o novo grupo estará praticamente empatado com o Facebook, em 5° lugar.
A TV, incluindo suas entregas digitais, soma 43% do faturamento dos 15 maiores mercados operados pelo GroupM. E o vídeo, como formato publicitário, permanece sendo o mais eficaz. Nesse contexto, a programação "com duração total" de seu conteúdo, continua sendo a primeira escolha de contexto da mídia.
Entre os pontos expostos e debatidos pelo relatório estão aspectos como o fato de que o mercado de mídia está passando por uma imenso processo de disrupção; que se "o conteúdo é rei", quem ficará com a coroa? (a aposta é na fusão CBS/Viacom); que o "sonho de convergência" dos anos 90 está se tornando realidade com as mega telecons (tipo AT&T); e que a "indiferença faz a diferença", pois o afastamento dos jovens consumidores das mídias tradicionais será um fator muito relevante tanto de reestruturação da mídia como no planejamento e execução de mídia pelos anunciantes.
Clique aqui para ler a matéria na Media Post - 5 minutos Clique aqui para baixar o relatório do GroupM |
Nenhum comentário:
Postar um comentário