Cris Vitti, VP de marketing da Knotch, escreveu um artigo no blog Marketing Maestros da ANA, a entidade dos anunciantes americanos, sobre o fato de que esta crise representa uma "oportunidade de ouro para as marcas", pois a redução no volume da publicidade e o aumento do consumo das mídias, em especial TV e internet, está gerando menor concorrência entre as mensagens das marcas e facilitando as negociações com as mídias.
Dessa forma, se a empresa conseguiu manter seu orçamento, ela deve pensar no que e como anunciar nesse período, pois "este é o melhor momento para construir ou fortalecer sua marca".
Entre as diversas recomendações feitas, estão "use uma abordagem emocional, não racional, pois é a emoção que estabelece relações humanas" e "se você está realizando alguma ação para mitigar os efeitos da crise, não deixe de anunciar isso, pois sem comunicação esse esforço pouco ajudará no fortalecimento de sua marca".
Liz Alton, da Skyword, escreveu um artigo sobre "como cultivar a resiliência do marketing em tempos de incerteza econômica", no qual enfatiza a relevância de manter as atividades dessa área em tempos de dificuldade, em torno de três eixos: "compreender o cenário econômico e competitivo atual e adaptar suas ações de acordo; avaliar e satisfazer as necessidades mutantes do seu público; e desenvolver estratégias e planos de execução que ajudem sua organização a crescer".
Na sequência, ela aponta 10 passos para assegurar essa resiliência em torno desses eixos, com dicas práticas como "esteja preparado para reagir rapidamente; desenvolva uma conexão emocional com seus consumidores; aproveite as oportunidades que surgem; não deixe de ser criativo em todas as mensagens; desenvolva processos robustos de mensuração e feedback; e invista com o longo prazo em mente".
Apesar das evidentes oportunidades para muitas marcas, uma pesquisa feita no Reino Unido pela Marketing Week e a Econsultancy indicou que apenas 7% estão preparadas para isso, pois dos 477 consultados, 50% estão fazendo cortes, 29% pretende manter seus investimentos e 14% acredita que ainda é muito cedo para decidir.
Quase metade, 47%, afirmou que mesmo concordando que o momento é de oportunidades, a maioria dos anunciantes não terá recursos que adotar esse comportamento.
Clique aqui para ler o texto de Cris Vitti - 7 minutos Clique aqui para ler o texto de Liz Alton - 15 minutos Clique aqui para ler a matéria sobre a pesquisa da Marketing Week - 5 minutos |
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