Justine Clement é fundadora e dirigente da The Life Adventure, uma consultoria britânica em franca expansão que oferece planos de bem estar para os cada vez mais estressados executivos de marketing e publicidade. Trabalha em treinamento virtual e presencial, viagens, eventos e até tratamento.
Em artigo publicado no The Drum, ela utiliza a imagem exposta por um de seus clientes da área de atendimento a respeito da situação mental gerada pela pressão e as condições de trabalho nas agências nos dias atuais, reflexo mais intenso do que acontece nas equipes das empresas anunciantes.
As atuais circunstâncias de incerteza do mercado, falta de segurança na continuidade das relações, redução dos resultados efetivos, acúmulo de funções, mudanças frequentes de rumo e pressão por trabalho a todo tempo, além do que se pode definir como mais de "110% de dedicação" têm gerado um elevado nível de estresse e de aumento de traços de doenças mentais na área, a ponto de acionar as preocupações das autoridades públicas do trabalho e da sanidade pública do Reino Unido.
Algumas corporações estão atentas para esse problema e estão investindo em estrutura e profissionais para se ocuparem do bem estar de seus colaboradores.
O problema já foi apontado nos Estados Unidos (veja aqui nota que publicamos) e a OMS - Organização Mundial da Saúde acaba de considerar que a Síndrome de Burnout é um "fenômeno ligado ao trabalho" (primeira etapa de um processo que leva a considerar a síndrome como uma doença laboral).
Justine levanta os aspectos mais comuns desse estresse nas agências e faz uma série de recomendações básicas, para que os líderes das agências contribuam para "baixar a bola", recuperar um nível civilizado de relacionamento e de produtividade - em benefício de todos, inclusive das próprias marcas atendidas.
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