Biodegradabilidade: Quando a Ciência “Desce pelo Ralo”
Fonte :site da Colgate-Polmolive
O creme dental e sabonete corporal podem ser pequenas partes de nossas vidas diárias, mas porque são tão amplamente utilizados em todo o mundo, entender seus impactos ambientais tornou-se uma grande prioridade. Os cientistas da Colgate-Palmolive que se especializam em biodegradabilidade estão trabalhando para garantir que seus produtos não deixem uma marca duradoura no meio ambiente após o uso.
“Biodegradabilidade” significa que os ingredientes baseados em orgânicos ou com carbono irão quebrar, interagindo com as bactérias encontradas no meio ambiente, e depois serão absorvidos de volta ao meio ambiente como dióxido de carbono (CO2) e água. Na Colgate-Palmolive, o objetivo contínuo é satisfazer as expectativas dos consumidores ao usar tantos ingredientes quanto possível que se biodegradam e não se acumulam no meio ambiente. O Dr. Mike Burke, diretor da sustentabilidade de produtos para a Colgate-Palmolive e um veterano de 27 anos da empresa, diz: “É nosso compromisso produzir produtos efetivos com o menor impacto ambiental - é o certo para as pessoas que usam nossos produtos e para o planeta”.
Burke explica: “Uma vez que os produtos da Colgate são usados pelos consumidores, eles descem pelo ralo, onde os ingredientes orgânicos tornam-se alimento para bactérias e a biodegradação os transforma em CO2 e água”.
Avaliar a biodegradabilidade é mais complexo do que parece. Para determinar se um produto é biodegradável, cada um dos ingredientes orgânicos do produto deve ser avaliado e analisado separadamente. Na Colgate-Palmolive, os cientistas examinam os resultados dos testes laboratoriais de ingredientes orgânicos expostos a bactérias que são representativas daquelas tanto no ambiente como nas instalações de tratamento de águas residuais. A quantidade de CO2 produzido nos testes de laboratório pode ser usada para calcular a quantidade de material orgânico que foi quebrado como resultado da exposição bacteriana. Quanto mais CO2, mais biodegradação.
Para a Colgate-Palmolive, a biodegradabilidade é tão importante quanto complexa. “A Colgate-Palmolive envolveu esforços significativos para garantir que compreendemos a biodegradabilidade corretamente”, diz Burke. “Nós fizemos passos incríveis para identificar ingredientes biodegradáveis melhorados e ao longo dos anos, trabalhamos para substituir ingredientes para maximizar a biodegradabilidade de nossos produtos. Isso é algo que a Colgate-Palmolive leva muito a sério. Estamos trabalhando continuamente para melhorar isso, porque como uma empresa global, temos a responsabilidade de fazer a nossa parte para proteger o planeta para as gerações futuras”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário