Treta Pak (Artes)
452×157 cm global durability: Um projecto de Patrick Hoenninger e do grupo austríaco de arte monochrom para recolher pacotes de leite de vários países. O formato padronizado da Tetra Pak oferece um marco à escala mundial para uma variação criativa, o qual se tornou visível na apresentação de embalagens de 9,5 por 16,5 cm de frente. De acordo à descrição do projecto, a relação da arte pop não existe apenas numa estética mas também numa dimensão social, reminiscente a Walter Benjamin - "O trabalho de arte na idade da reprodução mecânica."
Treta Pak (Sites)
(em inglês) Tetra Pak - Página oficial (internacional).
(em inglês) Webpackaging - Inovações dos produtos da Tetra Pak.
(em português ) página do Brasil da Tetra Pak
(em português ) Reciclagem das embalagens pela Tetra Pak
(em português ) Pontos de Coleta Seletiva e Reciclagem para as embalagens pela Tetra Pak
(em português ) Projeto de educação ambiental promovido pela Tetra Pak
(em português ) AFCAL - Associação dos Fabricantes de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos, em que a TETRA PAK Portugal pertence
Dados
Perfil da empresa, Tetra Laval SA Company no site Yahoo!
Treta Pak ( Tecnologia e expansões)
Tecnologia
Logo após sua formação, a Tetra Pak viu maneiras de expandir em mercados e tecnologias além de derivados frescos de leite. Durante a década de 1950, a Tetra Pak juntou esforços em pesquisa e desenvolvimento com a Ursina, uma empresa suíça que havia desenvolvido uma nova técnica de esterilização de leite. Por injeção de vapor, a Ursina conseguia produzir leite esterilizado com praticamente o mesmo gosto e valor nutricional que o leite fresco.
O desafio para a Ursina foi encontrar um meio econômico de embalar o leite. Em setembro de 1961, a primeira máquina de embalagem de leite anti-bacteriana foi apresentada em uma conferência de imprensa em Thun, Suíça. A tecnologia servia para estocagem em temperatura ambiente, proteção das qualidades nutricionais do conteúdo e fim da necessidade de conservantes. Isso reflectia-se no principal dogma da empresa no mundo, "Proteger o que é bom", que esteve presente em uma das mais recentes campanhas de marketing da empresa sobre os benefícios das embalagens de cartolina para o consumidor.
A transferência de produtos pasteurizados a temperaturas ultra altas (UHT, o processo desenvolvido pela Ursina) para as embalagens pré-esterilizadas é feita num ambiente estéril.
Em Julho de 2004 lançou a gama "Tetra Recart" nos Estados Unidos da Américausando tecnologia de esterilização intra-embalagem. A empresa foi assim capaz de criar uma alternativa válida para embalagem de uma grande variedade de produtos (fruta, vegetais, etc) que até então eram embalados usando latas de alumínio ou recipientes de vidro.
A Janeiro do ano seguinte, a Tetra Pak anunciou a única embalagem anti-bacteriana capaz de dar resposta ao crescente mercado de molhos pré-preparados tanto para o consumidor como para empresas da área da restauração. A embalagem que contém o molho é colocada directamente dentro do micro-ondas após ter sido aberta, levando apenas um minuto ou dois (dependendo do molho e da potência do micro-ondas).
Aquisições e expansões
A empresa expandiu suas atividades na década de 90, adquirindo a Alfa Laval, um dos maiores fornecedores mundiais de equipamentos e plantas para a indústria alimentícia. A Tetra Pak passou a oferecer a seus clientes sistemas completos integrando as linhas de processamento, embalagem e distribuição de produtos.
A Alfa Laval foi parte do grupo Tetra Pak entre os anos de 1991 e 2000. Em 1991, a Alfa Laval Agri, uma empresa que fabrica equipamentos para a recolha de leite e para a agricultura, foi dividida da Alfa Laval. Quando a Alfa Laval foi vendida, a Alfa Laval Agri permaneceu parte do grupo da Tetra Pak, sendo rebaptizada com o nome de DeLaval, em homenagem ao fundador da empresa, Gustaf de Laval.
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