Olá, tudo bem?
Os ditos “textos” que falo no título são conhecidos, na verdade, por copywriting e são essenciais para que os seus clientes tomem as ações que você deseja - seja realizar uma compra, ler um blog post, baixar um e-book…
A Copy é um modelo de escrita criado para gerar a ação no momento de vender. Nos mais variados formatos de conteúdo, entre headlines, e-mails, sites, blog posts, cartas de vendas, vídeos, eles passam por alguns pontos que os tornam mais eficientes.
Vejamos alguns deles:
Sua copy precisa ser útil, específica, urgente e exclusiva
A regra dos 4U’s (do inglês) pode te ajudar a guiar a criação das copys com mais facilidade.
Ela deve oferecer uma utilidade (mostrar o benefício principal), ser urgente (“hoje”, “agora”, “última oportunidade”), exclusiva (única, aquela que prende o seu futuro cliente), específica (“14 vantagens”, “282% de aumento em performance”).
Descubra as dores do seu cliente
Antes mesmo de começar uma copy, as dores de seus potenciais compradores devem estar em mente - até mesmo para que você escreva solucionando esse problema.
Veja os comentários da sua persona ideal em sites como a Amazon (eu já te dei essa dica!) e, em seguida, apresente o problema como um grande vilão. Depois disso, mostre seu produto como “a grande solução”.
Arrebate o futuro comprador
Siga alguns passos para começar com o pé direito: selecione a principal vantagem do produto e insira na headline (frase principal).
Garanta que as pessoas creiam em você. Gere autoridade em seu conteúdo (“anos de experiência nesse assunto”, “especialista em”).
Promova curiosidade
“Você não vai acreditar no que ela fez para parecer tão jovem”, “descoberto um método incrível para …” são apenas alguns dos exemplos para fazer com que as pessoas queiram saber mais sobre o assunto.
Convide para a ação
Não se esqueça de que você precisa fazer um convite claro para a ação que você quer que seja tomada. Peça ao futuro cliente que feche a compra, que clique em seu post, que assine o seu canal.
As frases mais comuns para CTA's incluem “Veja agora”, “Compre já”, “Tenha o benefício x agora” ou “Quero ter o resultado x”, por exemplo.
Boas copys e aquele abraço!
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